Cile – settimana di mobilitazione e appoggio ai prigionieri politici mapuche – info

CHILE: SEMANA DE MOBILIZAÇÕES EM APOIO AOS PRISIONEIROS POLÍTICOS MAPUCHE

As mobilizações continuam a apoiar os presos políticos mapuche nas prisões de Angol, Temuco e Lebu, que estão em greve de fome. No caso dos presos da prisão de Angol, eles cumprem 90 dias nesta semana e sua saúde se deteriorou consideravelmente.

Por essa razão, durante esta semana a luta se intensificou, exigindo inúmeras ações, como bloqueios nas estradas, retomadas, ayekanes, marchas e ataques em apoio às demandas dos presos políticos.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, foram registradas fotos em todos os municípios da província de Malleco, além do município de Temuco. Em Temuco, a repressão foi imediata, deixando um saldo de 12 detidos, dos quais 9 lamien e um peñi estão detidos e na terça-feira de manhã, 28 de julho, eles passariam ao controle de detenção.
Os municípios que possuem atuações da campanha são os de Ercilla, Victoria, Lonquimay, Collipulli, Traiguén, Galvarino, Curacautín. Que continuam sendo ocupados pelas famílias e comunidades dos prisioneiros de Peñi .
O funcionário da comunidade Newen Ñuke Mapu, Ada Huentecol, destaca: “O fundamental aqui são as demandas de nossos irmãos que estão em greve de fome, eles estão em greve de fome há 85 dias, onde o estado deve fornecer uma solução para nossas demandas , em que a Convenção 169 da OIT, nos artigos 7,8,9, 10, não foi respeitada. Minha pergunta é por que um prisioneiro normal de winka tem privilégios? Como o que aconteceu com o assassino de Camilo Catrillanca “
Essas mobilizações fazem parte da chamada para intensificar ações de solidariedade nesta semana, com várias ações para o povo mapuche e também o povo chileno. Entre essas ações, uma grande marcha Mapuche-Huilliche foi convocada para a manhã desta quarta-feira, dia 29, que será replicada com várias ações em todo o país.
Liberdade para os presos políticos mapuche!